O algodão orgânico é cultivado com métodos e materiais de baixo impacto ao meio ambiente. Os sistemas de produção orgânica reabastecem e mantêm a fertilidade do solo, reduzem o uso de pesticidas e fertilizantes tóxicos e persistentes e constroem uma agricultara biologicamente diversa.
O algodão orgânico é mais macio, hipoalergênico e dura muito tempo. Mas o benefício mais importante é proteger o ecossistema, reduzindo o desperdício de água e garantindo um ambiente de trabalho mais seguro para os agricultores e fabricantes.
O algodão regenerativo está inserido no contexto da agricultura regenerativa, um método de prática agrícola que visa reduzir o uso de químicos no processo de cultivo e incentivar o uso de produtos biológicos para o controle de pragas e doenças. Dessa maneira, é possível enriquecer a matéria orgânica do solo, reconstruir ecossistemas e restaurar a biodiversidade degradada. Essa prática também valoriza os ciclos da água, uma vez que não há irrigação, somente o regime de chuvas local. A agricultura regenerativa fomenta uma produção estável e de alta qualidade.